Marketing Humanizado: use para aumentar vendas!
A principal característica do Marketing Humanizado é a criação e solidificação da conexão entre empresa/cliente.
Mas o que isso realmente significa?
Significa que embora a venda seja a consequência dessa estratégia de Marketing, não é seu objetivo principal. Aqui, o grande "lance" é fortalecer o relacionamento com o cliente, fidelizando quem já está na sua base e a aumentando aos poucos. Com os leads mais qualificados possíveis!
Consequentemente, possibilitando mais vendas... Quer saber mais sobre essa estratégia revolucionária? Continue lendo!
O que é Marketing Humanizado?
Como o próprio nome já entrega, o Marketing Humanizado é a estratégia responsável por HUMANIZAR os processos e fortalecer o vínculo entre o comunicador e o receptor (empresa e cliente; empresa e funcionário; etc.)
O Marketing Humanizado ou "People Marketing" é uma ferramenta com capacidade de potencializar outras estratégias digitais. De acordo com o Sebrae, colocar em prática a estratégia pode significar uma aumento de até 3,5 vezes nas suas vendas.
Isso porque a humanização permite compreender toda a jornada percorrida pelo usuário, desde o momento da dúvida até o da contratação. Isso significa: maior assertividade nas ações realizadas pelo seu time.
Leia também: People First: a estratégia das grandes empresas
O conteúdo humanizado é parte do conceito human experience ou "Experiência humana", que coloca a pessoa no centro de TODAS as estratégias de marca. Isso significa que a mentalidade não é mais centrada no usuário (consumidor) e sim no ser humano e como ele enquanto PESSOA, se relaciona com a marca.
Esse tipo de conteúdo se relaciona com os SENTIMENTOS das pessoas. Conversa com elas de maneira a entender o que PRECISAM SABER e se preparam para entregar VALOR.
Principais características do Marketing Humanizado:
- Pesquisa aprofundada do tema em questão;
- Definição da persona: características, interesses, tudo detalhado!
- Transmitem aos clientes segurança;
- Despertam no consumidor o sentimento de ser "próximo da marca";
- Resolve dúvidas, traz esclarecimentos ou novidades de um assunto específico;
Benefícios do Marketing Humanizado:
- permite criar conexão com o usuário/cliente;
- aproxima a marca do consumidor;
- conexão, relacionamento e fidelização;
- aumento do engajamento em redes sociais;
- aumenta em até 3,5x as suas vendas.
Empresas que já adotaram a estratégia:
- Netflix:
- UOL:
- Nubank:
- Hotel Urbano:
- Dobra:
Por que adotar o Marketing Humanizado na sua empresa?
Mas segundo uma pesquisa realizada pelo Retail Dive, 70% dos consumidores desejam uma interação humana ao invés de robótica. Dentre eles, 48% afirmam que a razão dessa preferência se dá por robôs ou atendimento automáticos não conseguirem entender e ajudar de fato em suas dificuldades.
Através desses dados podemos concluir que, apesar da evolução da tecnologia, os clientes ainda buscam o atendimento humano e valorizam as empresas que investem nisso. De acordo com a mesma pesquisa citada acima, 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mídias sociais é importante para eles.
Como aplicar essa estratégia na minha empresa?
Uma única estratégia sozinha não é capaz de colocar o Marketing Humanizado em prática. Para isso é preciso conciliar as ferramentas e as estratégias de Marketing Humanizado e de Conteúdo com um olhar voltado ao cliente. Como em "People First", por exemplo.
Isso significa que não adianta nada começar a gravar vídeo "adoidado", em uma tentativa desesperada de humanizar seu perfil. É preciso pensar nas necessidades da pessoa humana.
E para isso, é preciso ter em mente três pontos principais (sempre):
- EMOÇÃO: há quem diga que a razão é pura ilusão. Tamanha a influência das emoções em nossas decisões;
- CONFIANÇA: é preciso transmitir AUTORIDADE e compromisso para o seu público. Ele precisa saber que pode "contar com sua empresa";
- RELACIONAMENTO: as vendas são como um relacionamento. Só acontecem com total confiança e entendimento, quando a emoção está "transbordando".
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