B2B: Modelo de negócios para lucro em recorrência

O Modelo de Negócio B2B é utilizado por empresas que fazem negócios com outras empresas. Ou seja, é o oposto do negócio B2C (direto com a pessoa física).


Talvez você nunca tenha ouvido falar, talvez não tenha entendido, mas depois desse post estará por dentro desta "novidade antiga" do mercado. Mais uma possibilidade de fazer negócio, encontrando o seu propósito. 


E, por que não, trabalhando da sua casa? 




Quem deseja empreender, seja o nível que for, é preciso entender conceitos como B2B e B2C para ter uma perspectiva de mercado mais ampla e realista. E, desta maneira, estruturar seu plano de negócios identificando a melhor maneira de construir suas estratégias. 


Mas antes de ficar assustado, achando que B2B é algo de outro mundo, fique tranquilo! Mesmo que você não tenha se dado conta, o modelo de negócios B2B está presente no mercado há muito tempo. Mas agora, o o Business to Business tem nome e conceitos populares. 


Se você ainda não está convencido, boa parte das empresas nos dias de hoje, usa a estratégia como uma forma de ampliar suas linhas de ação. 


Por exemplo, 84% tentam atrair leads e gerar clientes por meio de táticas associadas ao e-mail marketing.


O QUE É B2B?


O B2B é um Modelo de Negócios em crescimento contínuo. Isso porque a cada dia o mercado evolui suas soluções, visando ajudar outras empresas a aumentarem seus resultados. 



B2B significa business-to-business, uma expressão em inglês para indicar uma empresa que faz negócio com outras empresas. Ela é o oposto de um negócio B2C (business-to-customer), que vende diretamente para o consumidor final, ou seja, uma pessoa física.






Quais são as vantagens do B2B?

Desde que existe comércio existe negócio B2B. Afinal, os empreendedores precisaram buscar alterantivas para ampliar sua rede de ofertas sem a necessidade de grandes investimentos. O Modelo de negócio B2B é a oportunidade perfeita para posicionar o mercado neste novo ecossistema de serviço.

Ainda assim, cada vez mais surgem modelos de negócio B2B com soluções diferentes para que seus clientes possam oferecer melhores produtos e serviços até mesmo para o seu consumidor final, pessoa física. 

Confira as principais vantagens do Modelo de Negócio B2B:

  • Alta escalabilidade: o grande desafio de gerir uma empresa B2C (mudanças constantes no perfil do consumidor), não raramente ocorrem no modelo B2B. As empresas são mais estáveis, menos mutáveis e perseguem: constância e estabilidade baseadas em confiança entre todas as partes.

  • Escalabilidade possibilita Receita Recorrente: mesmo sem a existência de contratos de fidelização, é mais fácil controlar o churn (perdas) em um segmente onde o cliente é uma empresa e não o consumidor final. 

  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente: empresas que constroem e solidificam relacionamentos virtuosos ampliam seu ecossistema com a agregação de soluções inovadoras que facilitam as rotinas diárias. Isso se reflete no estreitamento do relacionamento das partes.


Nesse sentido, podemos dizer que empresas são mais estáveis e menos mutáveis do que pessoas e negócios B2B tendem a seguir essa característica: constância e estabilidade, baseadas em confiança mútua!



Empresas que são B2B e você não se deu conta

  • Amazon
  • Ambev
  • Uber
  • Facebook
  • Trello


Mas existem também, empresas que atuam nos dois modelos...

Um exemplo (e grande case de sucesso) de empresa que atua no regime B2B e B2C  é a Amazon. Um dos maiores e-commerces do mundo, comercializa os mais diversos produtos para pessoa física. Mas também possui serviços de infraestrutura computacional focada em empresas, vendendo também em B2B.


Diferença entre B2B e B2C


A grande diferença entre o modelo B2C e B2B é justamente seu público-alvo, ou seja, clientes. Mas ainda assim é possível resgatar algumas características próprias bem particulares de cada um. Veja no gráfico:






Um ponto agravante da venda B2B é que há muitos tomadores de decisão numa relação empresa-empresa do que empresa-cliente final. Dentro de uma empresa a decisão pode passar pelo setor comercial, de tecnologia, financeiro, pelos diretores da empresa, os usuários finais, são muitas pessoas que podem ser consultadas. 

Enquanto em uma venda B2C normalmente é só o próprio comprador que decide se vai comprar ou não.


Produtos vendidos no modelo B2B


A venda B2B está conectada a diversos tipos de bens de consumo e serviços. Existem muitas trocas entre pessoas jurídicas que podem se enquadrar nesse mercado business-to-business. Basta uma organização/empresa precisar de uma fornecedora que isso já pode ser considerado um produto ou serviço de negociação B2B.

Exemplos:
  • softwares de uso específico para equipes;
  • serviços de suporte de TI;
  • materiais de escritório;
  • equipamentos dos mais diversos segmentos (alimentício, hospitalar, etc);
  • consultorias diversas (de comunicação, contabilidade, jurídica, entre outras);
  • insumos para manufatura;
  • armazenamento de dados;
  • mobiliário;


Como criar Marketing Humanizado para empresas B2B?

Pesquisas revelam consistentemente que os consumidores desejam  a mesma experiência que desfrutam em sua própria vida privada.

Dadas essas tendências, é fácil chegar na conclusão de que os compradores não precisam mais ou querem um toque “humano” ao fazer uma compra. No mundo das vendas B2B, o pensamento convencional tornou-se especialmente difícil.


  • 300 consumidores B2B entrevistados - representando um corte transversal de produtos/serviços, tamanhos de empresas e mercados verticais.

  • as seguintes questões foram feitas: 

  1. Quais são os desafios comuns que surgem na experiência do comprador B2B?
  2. Como e quando os compradores querem se envolver com fornecedores de bens e serviços, e existem preferências exclusivas para cenários de compra entre B2B e B2C?
  3. Quando disponível, qual é o impacto potencial de oferecer um agendamento fácil de compromissos 1:1 entre compradores e empresas das quais eles podem comprar?


  • 84% dos compradores pesquisados informaram que “Sempre” ou “Frequentemente” não recebem respostas para suas perguntas relacionadas a uma compra.


  • 76% dos compradores relataram que “Sempre” ou “Frequentemente” não recebem uma resposta ao fazer suporte ou perguntas relacionadas ao serviço após uma compra.


Os números comprovam: é preciso focar no atendimento, no que fará sua empresa destaque. A tecnologia virou a moeda em abundância, mas é a raridade e o diferente que apaixonam e encantam.

É claro que o Marketing de Conteúdo não é mais uma arma poderosa que apenas uns poucos privilegiados conhecem e aplicam. Atualmente, grande parte do mercado já entende seus benefícios para o posicionamento e geração de renda no meio digital, entre os quais se destacam:

✅ visibilidade da marca;

✅ classificação de audiência;

✅ aceleração dos ciclos de vendas;

✅ conversões de longo prazo;

✅ construção de autoridade em determinado segmento;

✅ geração de marketing “word of mouth”;

✅ vantagens competitivas em geral.


Quer adotar esse tipo de estratégia humanizada e precisa de uma ajudinha? Envie um e-mail para giseleredação@gmail.com ou entre em contato por Whatsapp (54) 992562475


Você pode ler também:

Vantagens modelo B2B em números 

Diferença entre B2B e B2C 


Nenhum comentário:





Tecnologia do Blogger.