6 Tendências do E-commerce para 2023 - COPYCOM

As tendências do e-commerce para 2023 foram lançadas! Omnichannel, voice commerce, cashback e inteligência artificial. Veja como aplicar em seu próprio espaço online!


Ao menos 70% dos consumidores brasileiros pretendem continuar comprando pela Internet. É o que indica uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que revelou as compras online como um hábito que veio para ficar. 


Por esse motivo, estar antenado as principais tendências do mercado é passo essencial para o AUMENTO DO FATURAMENTO no e-commerce mundial. 




A popularização das vendas online é reflexo de uma sociedade cada vez mais digitalizada e conectada: 

Segundo  ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a projeção de faturamento para 2023 é de R$185,7 bilhões. O ticket médio pode subir para R$470 por compra, enquanto serão 395,1 milhões de pedidos e 87,8 milhões de compradores.

As compras online se modificaram muito nos últimos anos. Após a pandemia, o consumidor brasileiro desenvolveu sua confiança em compras online. Dando-se conta que não apenas era possível economizar tempo, mas também dinheiro em suas compras. 



O resultado disso tudo é o e-commerce brasileiro, que viveu em 2022 o seu maior crescimento anual da história. De acordo com a pesquisa realizada pela RetailX, que apresentou o Latin America 2022, análise de dados do e-commerce em diversos países da América Latina.


A receita das vendas do e-commerce brasileiro cresceu 8,1 bilhões de dólares em 2022 em comparação com o ano anterior.


As tendências do e-commerce continuarão a definir o que é importante em 2023. Veja só: 


6 tendências do e-commerce para 2023


Experiência Omnichannel


No ano que passou, aprendemos que marcar presença em "multicanais" não é suficiente. As marcas precisam garantir uma comunicação atraente, consistente e, acima de tudo, HIPERCONECTADA (leia aqui). 


Essa é a principal diferença entre o marketing multicanal e omnichannel. Quando a experiência digital não for planejada, a experiência de compra oferecida ao cliente será completamente desarticulada e inconsistente. 


Recorrência



Ao que tudo indica, 2023 será o ano da "recorrência" no Brasil. Os serviços por assinatura serão uma forte tendência para os e-commerces em 2023. Elimine qualquer tipo de burocracia ou dificuldade durante o processo de assinatura, como por exemplo pagamentos.

As marcas já estão optando em oferecer serviços de assinatura como  forma de RETER CLIENTES  e garantir RECEITAS RECORRENTE futuras.

Venda em Marketplace


A 42ª edição do Webshoppers apontou os marketplaces como responsáveis por 78% do faturamento de todo o e-commerce brasileiro nos últimos 5 anos. Durante o período pandêmico, os números se mantiveram mais altos em 2021 e 2022. A exemplo de gigantes do setor, como por exemplo Amazon, Magalu e, a hoje polêmica Americanas. 


Os números se mantiveram cada vez mais altos em 2021 e 2022, fazendo com que o interesse em vender nesses sites fosse cada vez maior, principalmente nos gigantes do setor, como Amazon, Magalu e Americanas.

Mobile Commerce


Fazer e resolver tudo pelo celular. Isso sim é futuro, isso sim é evolução. Agilidade, informação e acessibilidade ao alcance de poucos cliques (ou toques).

Uma estimativa da Insider Intelligence, empresa de pesquisas sobre o mercado digital, o mobile commerce tende a alcançar quase 620,97 bilhões de dólares até 2024.

    📲 42,9% de todas as vendas realizadas no comércio virtual são feitas com smartphone. 



Creators  (micro e nano influenciadores)


Ao menos 71% dos brasileiros segue um criador digital e 58% já comprou algo por uma recomendação do Criador, de acordo com a pesquisa realizada pela SBV (Sociedade Brasileira de Varejo e consumo). A pesquisa também revelou algo que antes seria inimaginável: 87% dos varejistas reconhecem que o bom engajamento digital impacta diretamente nas vendas. 


Voice Commerce



"Alexa, salvar blog!"
"Muito bem! Estou salvando o artigo Tendências E-commerce para 2023 em sua lista de Leitura..."

Simples assim. Comandos de voz que são sabiamente seguidos e executados por assistentes pessoais cada vez mais inteligentes e capacitadas a atender as necessidades modernas. O comando de voz, além de romper diversas barreiras de acessibilidade, abre as portas para a multitarefa!






Ref: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/tendencias-do-e-commerce-2023-prepare-seu-negocio-para-o-proximo-ano

Nenhum comentário:





Tecnologia do Blogger.